quinta-feira, 28 de abril de 2011

DIA DA EDUCAÇÃO

" A boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país,contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e com alta qualidade de vida."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

FELIZ PÁSCOA



A páscoa não é apenas um momento de reflexão, mas de renovação, da fé, dos costumes, de nossas atitudes diante do universo que nos rodeia.”(Luis Alves)

FELIZ PÁSCOA!!!!! COM CARINHO DA DIREÇÃO, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, CPM E CONSELHO ESCOLAR DA E.M.E.F.PRES.GETÚLIO VARGAS.



TIRADENTES

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira
Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

SEMANA DA PÁSCOA

Hora do Conto Coletivo sobre O Coelhinho que não gostava de estudar, com a monitora Aline





















Apresentação do Leandro e Cristiane ( pais dos alunos Estevão e Samuel )


Os alunos envolvidos na apresentação e pedindo bis!!!!






Deu-se início a Semana da Páscoa na Escola no dia 18 de abril, com a Hora do Conto coletivo, na terça-feira dia 19 os alunos participaram das brincadeiras coelhinho sai da toca, caça ao ninho as quais foram realizadas pela monitora Aline e direção da Escola. No dia 20 foi realizada uma confraternização entre professores e alunos.




















































sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIA DO LIVRO






No dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, além do Projeto que foi desenvolvido na Escola durante essa semana, a monitora Aline trabalhou com os alunos das Séries Iniciais a data do nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

As crianças receberam ainda a visita da personagem Emília.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SEMANA DO LIVRO

TEMA: Semana do Livro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas

OBJETIVO GERAL Desenvolver o prazer pela leitura nos aprendizes da Escola e Comunidade Escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover atividades lúdicas que estimulem a leitura (confecção do livro gigante); Favorecer o contato dos educandos com livros de literatura; Salientar a importância do livro e da leitura na construção do conhecimento.

JUSTIFICATIVA Dia dezoito de abril comemora-se o dia do Livro e a Escola necessita promover o contato dos aprendizes com o mundo da leitura através dos livros. Assim o presente projeto presente oferecer aos educandos desta instituição uma semana com programação voltada ao contato direto com o universo dos livros levando-se a biblioteca pública e produzindo um livro gigante com a história da Escola.

CRONOGRAMA Dia 13 de abril – Confecção do livro gigante Dia 14 de abril – Passeio a Biblioteca Pública Dia 15 de abril – Palestra aos professores


O Projeto está sendo coordenado pelas professoras Fernanda Machado e Rosane Nunes, sendo aplicado nas séries iniciais da Escola.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

CURSO DE CHOCOLATE ARTESANAL

A Escola ofereceu às mães dos alunos um curso de chocolate artesanal, o mesmo aconteceu dia 1º de abril sexta-feira, no refeitório da Escola. A professora Elisangela Guerra e a funcionária Bete foram as ministrantes do curso. Os chocolates foram provados e aprovados por todas as participantes. O objetivo do curso era integrar a comunidade escolar e proporcionar uma alternativa das mães aumentar a sua renda familiar confeccionando os chocolates artesanais como uma fonte alternativa de trabalho. As mães ao final do curso receberam o seu certificado de participação.





















HORA DA DESGUSTAÇÃO